A ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo e indolor que produz imagens de órgão internos e tecidos em 2D e 3D com alta definição.
PARA QUE SERVE A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?
A ressonância magnética tem um grande papel na hora de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças.
COMO FUNCIONA A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?
As ressonâncias magnéticas funcionam como ímãs que produzem um campo magnético que força os prótons presentes no corpo humano a se alinharem. Uma corrente de radiofrequência é pulsada através do paciente e quando é desligado, os sensores de ressonância magnética são capazes de detectar a energia liberada conforme os prótons se realinham com o campo magnético.
Com base nas propriedades magnéticas coletadas durante o exame, o médico especialista é capaz de visualizar os vários tipos de tecido e estruturas do corpo humano
Para um exame de melhor qualidade, o paciente é posicionado dentro de um aparelho de ressonância, onde deverá permanecer imóvel durante todo o procedimento.
QUANDO A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É INDICADA?
A ressonância magnética pode ser indicada em várias situações, principalmente para complementação diagnostica ou acompanhamento do tratamento de alguma doença em qualquer região do corpo.
PREPARO E RECOMENDAÇÕES PARA O EXAME DE RESSONÂNCIA
Alguns preparos são necessários para realizar o exame com segurança e eficácia. São eles:
CONTRA INDICAÇÕES DO EXAME
O exame de ressonância magnética é contraindicado para os pacientes que possuam implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é recomendado para gestantes.