A Clínica Saúde Campinas conta com uma equipe de especialistas tratam em diferentes patologias que podem afetar sua a saúde. Confira os principais exames oculares tratadas na Clínica Saúde Campinas:
A retinografia é um exame de imagem capaz de emitir fotografias em alta resolução do fundo de olho. Ela mostra o que o médico vê quando faz o exame de “fundo de olho” ou “mapeamento de retina
A topografia de córnea realiza o mapeamento topográfico por meio de projeções de anéis luminosos na córnea. Para o acompanhamento e diagnóstico de doenças da córnea, como o ceratocone, degenerações e distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia).
Biometria ultrassônica é o exame oftalmológico que fornece medições precisas sobre o comprimento axial do olho, ou seja, mede o globo ocular e suas estruturas oculares internas. Este exame permite calcular o valor da lente intraocular (LIO), implantadas principalmente em cirurgias de remoção da catarata.
A Paquimetria Ultrassônica é indicada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom. É direcionada para casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.
A tomografia de coerência óptica (OCT) é um método de exame não-invasivo que permite a avaliação de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular.
O PAM avalia o potencial da visão do paciente, eliminando artefatos de irregularidades ou opacidades de meios. A verificação é feita projetando-se uma tabela de letras diretamente no fundo do olho.
A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.
É um exame realizado para análise do ângulo entre a córnea e a íris para regular a pressão intraocular e da câmara anterior. A Gonioscopia é indicada para diagnosticar glaucoma, traumas oculares e tumores na íris. Não existem orientações específicas para o paciente antes da realização deste exame.
A iridotomia a laser é um procedimento cirúrgico, realizado com um YAG laser, que quando direcionado para a periferia da íris produz um pequeno orifício, que tem o objetivo regular a drenagem do humor aquoso e facilitar a sua drenagem para o tratamento ou prevenção do glaucoma de ângulo fechado ou estreito.
O exame de Tonometria Ocular, também chamado de Tonometria Binocular ou Tonometria de Aplanação, é o principal exame realizado para o diagnóstico do glaucoma, a maior causa da cegueira irreversível do mundo.
A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata. Cristalino é uma lente que temos no nosso olho e que como o próprio nome diz é transparente.
A lesão na pálpebra é um problema que causa muita preocupação entre os pacientes, principalmente quando é grave e há suspeita de danos nos olhos ou nos ossos ao redor desse órgão. As pálpebras são camadas finas de músculo e pele que tem como principal função proteger os olhos, atuando como uma barreira para evitar a entrada de corpos estranhos.
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores, além de posicionar as pálpebras corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida do(a) paciente. Além disso também pode ser realizada a retirada do excesso de gordura nas pálpebras.
A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata. Cristalino é uma lente que temos no nosso olho e que como o próprio nome diz é transparente.